O grito da Independência!

Pois é, Brasil festejou sua independência no dia 7 de Setembro e México no dia 16 de Setembro!Vale resaltar que como estou aqui no México comemorei estas festas pátrias ao estilo mexicano,um patriotismo de dá inveja (apesar que, como acontece na maioria dos paises, é algo que logo passa).
Mais foi algo muito colorido, as pessoas vestem roupas típicas coloridas,parece um pouco festa junina,música regional,comida mexicana: tacos dourados,pozole,barbacoa, etc...comi tudo isso e bebi muito suco de jamaica!Estava rico y esquisito,que no português seria estava muito gostoso!
Sem falar do grito estilo mexicano hayhayhay!Hiole! Cada qual grita da sua maneira!
Nós brasileiros temos orgulhos de nossa independência ,mas no dia de festejar é apenas um feriado nacional e já, nao existe uma festa pátria tal como essa!Só o carnaval mesmo(risos) descupem mas é verdade.Sempre digo as meus alunos que sou brasileira mas nao sambo, porque de fato somos conhecidos pelo samba!
Nao sei como sucedeu a historia da independência mexicana mas foi marcada com muito sangue!Só acho que eles devem sentir-se orgulhosos de suas raízes ,porque tem muitas pessoas que sentem vergonha das raízes indígenas, a maioria tem traços fortes de seus ancestrais, mas ser comparado a índio no México é como ser chamado de preto no Brasil ( relacionam as pessoas ignorantes e mais pobres) pelo menos no Brasil nós temos orgulho dos nossos indios (pelo menos eu) acho uma raça linda e admiro muito os indígenas do México( nao deveria ser piada e ofensa) porque as mulheres indígenas  me parecem encantadoras!
Entao também nao vale vestir tipicamente no dia da independência  e depois nada de patriotismo com sua raça.Uma vez escutei uma apresentadora que disse  nao saber porque sempre a miss do México tinha que ser morena e nunca uma loira (na verdade esse é o maior problema aqui) de fato envergonham-se de suas raizes, percebo que nas novelas a maioria sao loiros as mulheres de olhos claros.Mas sempre digo aos meus alunos que sao um povo bonito (de fato as mulheres) e sempre me morro de rir, pois os homens desde que nascem tem muito cabelo,isso é positivo,pois pouco sao carecas!


Viva México e Brasil com seus defeitos e tudo!

Comentários

Postagens mais visitadas