Da Janela da cozinha


Da janela da cozinha via-se quase toda uma cidade, realmente a casa do meu pai estava em um lugar alto, por isso se chamava Bela Vista.Sempre estava aí olhando o mesmo horizonte e perguntando-me quando seria o dia que poderia ver mais... talvez nunca! Era meu temor... temor de ver a mesma janela com a típica paisagem, temor de sonhar demais , acabar mais desiludida imaginando o que poderia ter além do horizonte.
Era algo rotineiro está aí, até porque nem gostava de sair de casa, porque tudo naquela linda cidade já conhecia detrás pra frente!
Foram muitos dias, talvez anos olhando detrás daquela janela que tinha uma bela vista, uma vista que me fazia sonhar, dia- trás- dia.
Oportunidades?Uma, então eu tive!
Corri atrás do meu sonho de criança: morar em Brasília.
Ah Brasília! Que bela eres!Não posso esquecer jamais de  seu lindo céu, céu que  tirava-nos de uma atmosfera tao enlouquecida .Céu que me fez almejar outros céus...quando a janela se abre, permite a entrada de luz e ar, possibilita a extensão de um olhar, da própria consciência! 
O temor de não poder ver além do horizonte cessou. Hoje vejo um céu, não como de Brasília, vejo um lugar chamado México, místico, histórico, diversificado, que me faz sentir  mais vontade  de ver o que há além do horizonte( lugares, pessoas, talvez uma simples paisagem) porque sei que sempre detrás dessa paisagem há uma história...uma história, uma janela!
Conhecer o mundo talvez seja a aspiração de milhares de pessoas,por quê?
Porque o mundo(Planeta Terra) nós faz ter consciência de quem somos, onde estamos,  o porquê  de aqui estarmos.
Conhecer pessoas de diferentes países, diferentes idiomas, nós faz ver uma vida menos egocêntrica, então você entende algo muito simples: O sol nasce para todos!
Essa consciência que todos compartimos o mesmo barco, que o que nós difere uns dos outros são as atitudes que nós temos em relação ao outro. Muitas pessoas temem a diversidade, temem conhecer algo que não seja o mesmo horizonte onde estão cansadas de olhar,  fecham a janela, fecham a consciência porque já sabem o que há aí  e saber o que há além disso lhes transmitem  insegurança... talvez a mesmice é a melhor forma  que essa pessoa encontrou para viver.
Da janela da cozinha: olhei, descobri e vivi...
Vivi, descobri, olhei.. da janela da cozinha!



Comentários

Postagens mais visitadas